A General Motors está preparando uma série de veículos elétricos de altíssima tecnologia. O primeiro a estrear no Brasil é o Chevrolet Blazer EV, um SUV projetado desde a sua concepção para ser um esportivo premium zero emissão.
O principal diferencial dessa geração de veículos com a tecnologia Ultium está na modularidade da plataforma, desenvolvida especificamente para veículos elétricos. Por ser flexível, pode ser aplicada em diferentes configurações de carroceria e com um conjunto customizado de motores, modos de tração e módulos de baterias.
Estas baterias, aliás, são outro grande destaque da plataforma. Elas possuem uma composição química mais avançada para maior capacidade de armazenamento de energia, proporcionando maior autonomia dos veículos, maior velocidade de recarga e maior durabilidade, permitindo assim uma experiência de recarga muito mais rápida e conveniente aos usuários.
A plataforma Ultium foi desenvolvida pela GM para eletrificar os carros do futuro ao promover um grande salto tecnológico em mobilidade sustentável, reafirmando o compromisso da empresa em acelerar a descarbonização.
Projetada para uso global, a tecnologia Ultium oferece a flexibilidade e a modularidade ideal para atender os principais mercados onde a empresa atua. No formato de placas verticais, as células ajudam a aproveitar o máximo de espaço em cada módulo, que podem ser enfileirados na horizontal para carros mais baixos (carros e crossovers) ou na vertical para carros mais altos (picapes e grandes utilitários) no assoalho da plataforma – o que traz vantagens em aproveitamento de espaço da carroceria e na distribuição mais uniforme de peso entre os eixos.
“Aqui está uma das razões pelas quais esta nova geração de veículos elétricos da GM conta com um design marcante, performance acima da média, autonomia elevada e pacote de equipamentos generoso. Outro benefício da tecnologia Ultium é a possibilidade de projetar veículos com mais de um motor, diferentes tipos de tração e eficientes sistemas de regeneração de energia”, explica Plínio Cabral, diretor de Engenharia Elétrica da GM América do Sul.
Em relação às atuais opções de propulsores, destacam-se os de 180 kW (245 cv) e de 255 kW (347 cv), que podem equipar individualmente os carros ou de maneira combinada, inclusive com um motor assistente de tração de 62 kW (84 cv) para agregar potência, dependendo da aplicação.
A base da plataforma Ultium é totalmente selada, com as baterias compondo a parte inferior da estrutura. Além de reforçar essas regiões críticas de proteção para os ocupantes, ter as células enclausuradas como parte do chassi aumenta ainda mais a segurança dos módulos e do sistema elétrico de alta tensão. Sem contar demais benefícios, como melhor dirigibilidade e estabilidade do veículo.
A nova geração de EVs da GM também tem um sistema de construção simplificado por conta da menor quantidade de componentes e conexões, aumentando ainda mais a confiabilidade do sistema. Todo o gerenciamento das baterias é feito através de tecnologia wireless, reduzindo o peso total do veículo e melhorando ainda mais sua eficiência energética.
A plataforma Ultium ainda integra tecnologias avançadas e inteligentes de software, como conectividade de dados de alta velocidade e atualizações over-the-air. Isto permite uma experiência de conexão aprimorada, incluindo atualizações remotas de software, melhorias futuras, personalização de modos de direção e recursos de segurança avançados.
Tudo isso sem abrir mão da sustentabilidade, já que as baterias Ultium podem ser recicladas, pois utilizam materiais e técnicas de construção que permitem maximizar o reaproveitamento de seus materiais e dos metais nobres, otimizando seu ciclo de vida e reduzindo muito o impacto ambiental.
Novo patamar
No caso do Blazer EV que será lançado no Brasil, a configuração de baterias do SUV da Chevrolet será a mais completa disponível para o modelo, composta por 12 módulos com capacidade total de 102 kWh. O veículo tem autonomia de 481 km, conforme medição do Inmetro – o que traz tranquilidade para viagens longas sem necessidade de carregamento durante a viagem.
As baterias Ultium são produzidas nos Estados Unidos, em fábricas com capacidade equivalente a 100 gigawatts-hora em baterias a cada ano. Os métodos produtivos e a nova composição de matérias-primas foram aprimorados de forma significativa para aumentar a carga que essas baterias podem preservar, bem como para reduzir os tempos de recarga e, inclusive, obter um custo otimizado de produção. Esses fatores agregam benefícios diretos para o cliente.
Para o Chevrolet Blazer EV, a velocidade de recarga é de até 22 kW (AC) e 190 kW (DC). Essa velocidade de recarga é 3,5 vezes maior quando comparada a veículos elétricos de gerações anteriores.
Conforme já anunciado, o Chevrolet Equinox EV será o próximo SUV elétrico equipado com a tecnologia Ultium no Brasil. Seu lançamento está previsto também para o segundo semestre deste ano. Mais detalhes sobre os dois produtos serão compartilhados em breve.
Fonte: https://media.gm.com/media/br/pt/chevrolet/news.detail.html/content/Pages/news/br/pt/2024/jul/0718-blazerev.html
Nas vendas parciais de janeiro até o dia 29, o Onix voltou a acelerar na liderança isolada, tendo o Onix Plus agora como vice-líder. O sedã compacto da GM caiu no gosto do consumidor e parece indicar(...)
05/02/2020 Leia MaisLançado originalmente em 1957, o Chevrolet Impala terá sua produção encerrada. O último modelo do sedã a ser concluído está sendo montado na planta de Detroit, nos EUA. Esta planta foi colocada em um(...)
04/03/2020 Leia MaisEm tempos de isolamento social, onde o uso dos veículos tem sido reduzido para evitar a exposição ao coronavírus e reduzir a chance de ser infectado pela covid-19, é bom relembrar quais são alguns dos(...)
30/04/2020 Leia MaisAgora você faz parte da nossa newsletter e receberá novidades sobre a Nova Chevrolet em seu e-mail!
Ok